Fraturas dentárias x Alterações de Comportamento

O comportamento e a humanização pode gerar em cães fraturas dentárias, na maioria das vezes através do hábito de roer, seja com ossos artificiais e naturais, grades, gaiolas, portas, brinquedos entre outros objetos. Esse tipo de comportamento está diretamente relacionado a uma das principais causas de fraturas dentárias nos cães. Portando seguem abaixo algumas dicas que sairam na Revista Veja (Ed. 2122).
Só por curiosidade, ossos naturais, podem aumentar a incidência de fratura do quarto pré-molar em 40% segundo artigo do VENCESLAU, Alexandre e GIOSO, Marco Antonio. Prevalence of dental fracture and pulpar exposure associated to type of diet in dogs and cats. Journal of Veterinary Dentistry, v. 20, p. 12-14, 2005.
Já em gatos as principais causas de fraturas dentárias são quedas, não só para os animais que vivem fora de casa, mas também para aqueles que possuem habitos de subirem em mesas, estantes, dentro de casa mesmo. Portanto, a sugestão é que sempre avaliar a cavidade oral dos animais.

Comentários