E se eu não tratar a Doença Periodontal?

Hoje eu escutei essa frase de um cliente... "E se eu não tratar a Doença Periodontal?"
Achei que poderia ser a dúvida de outras pessoas, por isso resolvi escrever.
Quando a doença periodontal se inicia os primeiros sinais são halitose, sangramento durante a escovação dentária, salivação intensa (sialorréia), alguns deixam de mastigar o alimento. Sem contar na dor e perda do paladar.
A doença periodontal é a doença que acomete as estruturas de sustentação do dente. Ela começa com acúmulo de cálculo na superfície dos dentes e gengivite.



Evolui para a Periodontite que é o processo inflamatório ao redor do dente que por sua vez irá induzir em perda óssea, fístulas intra-orais e comunicações oro-nasais.




Sem sustentação apresentará exposição radicular, mobilidade (movimentação no interior do alvéolo) e posterior queda do dente.




Num futuro próximo a ausência de osso será em toda a extensão da mandíbula e maxila. Predispondo fraturas mandibulares de difícil correção.



Resumidamente, a DOENÇA PERIODONTAL só evolui e precisa de prevenção com as escovações dentais diárias ou profilaxias feitas por especialistas em Odontologia Veterinária.

Nem toda a doença ela é visível, muitas vezes o processo está em evolução na região sub-gengival e precisa de um acompanhamento Médico Veterinário.



Comentários